
8 e 9 de dezembro de 2011, 17 de setembro e 29 de outubro de 2012 - XVIII Seminário Corpus – “Língua, enunciação e discurso” e “Dez jornadas de trabalho ao longo do 2° semestre de 2012”
XVIII Seminário Corpus – Língua, enunciação e discurso. Ocorreu nos dias 8 e 9 de dezembro de 2011. No ano seguinte, o mesmo seminário é recuperado sob outra forma, a das “Dez jornadas de trabalho ao longo do 2° semestre de 2012”. O XVIII Seminário Corpus contou com a presença de professores de todo o Brasil, como Luiz Francisco Dias (UFMG), Carme Schons (UPF), Elizabeth Fontoura Dorneles (UNICRUZ), Maria Cleci Venturini (UNICENTRO), Pedro de Souza (UFSC), Isabel Cristina Ferreira Teixeira (UNIPAMPA), Taís Martins (à época, na UNICENTRO), Fernanda Castellano Rodrigues (UFSCar), bem como professoras da própria UFSM. Eis a programação:
Quanto às Dez jornadas, a primeira delas iniciou com uma aula ministrada pela professora Eni P. Orlandi (Unicamp), intitulada “Sentidos em fuga: efeitos da polissemia e do silêncio”, no dia 17 de setembro de 2012. Após a aula, houve uma pause café e, em seguida, o “Conversa com o pesquisador”, promovido pelo Laboratório Corpus no intuito de estabelecer contato direto com pesquisadores com a ajuda de uma entrevista. A mesma aula possuiu dois cartazes de divulgação:
O segundo dia das 10 jornadas, ainda do XVIII Seminário Corpus, ocorreu em 29 de outubro de 2012, com a conferência da professora Lucília Maria Sousa Romão (USP/Ribeirão Preto), intitulada “Arquivo e rede eletrônica: o discurso no pergaminho digital”, com um seminário intitulado “O pesquisador e sua relação com o conhecimento” e com o “Conversa com o pesquisador” tendo por convidada a professora Vanise Medeiros (UFF).
Realização: Laboratório Corpus. Apoio: Capes, Fapergs, PRE/FIEX, Centro de Artes e Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento de Letras Clássicas e Linguística e PET Letras – Laboratório Corpus.