A referida Sala leva o nome do artista Nelson Ellwanger, professor da Universidade Federal de Santa Maria entre os anos de 1972 e 1998, falecido em 2004. O artista tem um trabalho importantíssimo no tocante ao universo da gravura e é um nome relevante para a Arte do Rio Grande do Sul, com obras em diversos acervos públicos e privados e em vários países. A Sala tem por objetivo apresentar, incentivar e divulgar a recente produção de arte contemporânea, trazendo para a cidade obras de artistas que reflitam sobre meios e mecanismos de produção de sentido na atualidade.
Diretora da sala: Profa. Dra. Helga Correa (CAL-UFSM)
-
Exposição de Dicionários
Abrir um dicionário é parte de uma busca que possui por objetivo ampliar o conhecimento, seja qual for o interesse da pesquisa, a finalidade é sempre uma: aprender. A exposição de dicionários “De 1875 aos nossos dias: uma coleção singular” é resultado de um trabalho de leitura e análise do acervo pessoal da Profª Verli Petri, do acervo do Laboratório Corpus e do acervo do Centro de Documentação e Memória da UFSM.
-
Nelson Ellwanger xilogravuras
Nas xilogravuras de Nelson Ellwanger, os cortes alternam-se a tal ponto que esquecemos dos aspectos de transformação da matéria, esquecemos da agressividade ou da paciência inerentes a tais procedimentos gráficos. O que vemos é resultado de um artista fascinado pelo mundo da gravura, absolutamente imerso em um rico universo poético pessoal.
-
Exposição de Artes Visuais “Vultos do Caminho”
Exposição individual da professora aposentada do curso de Artes Visuais da UFSM, Vani Foletto.
-
Coleções, Fragmentos e outros Acasos
Exposição da artista visual Tharciana Goulart.
-
Mostra Coletiva Internacional do Grupo Arte e Design – Lugares
O Grupo de Pesquisa Arte e Design, coordenado pela professora Reinilda Minuzzi e vinculado ao PPGART/Mestrado em Artes Visuais da UFSM, apresentou a mostra “Lugares”, uma coletiva internacional, integrada por 40 artistas de oito países (Brasil, Argentina, Itália, EUA, Inglaterra, Taiwan, Portugal e Polônia).
-
Seres da Mitologia Grega
A exposição tem como objetivo reunir os diferentes modos pelos quais os personagens dos antigos mitos gregos podem ser retomados na atualidade.
-
Imagens de um Devir Criança
Exposição fotográfica da doutoranda em Educação Ana Cláudia Barin.
-
Impressões de Silveira Martins
Neste projeto foi construída uma dinâmica capaz de sensibilizar os alunos a refletir sobre o contexto em questão.
-
Encontro com o Interior
A exposição Encontro com o interior, na Sala de Exposições Nelson Ellwanger, em Silveira Martins, mistura o real e o imaginário. Com seus trabalhos, Luiza Rodrigues induz à reflexão, utilizando várias formas de o visitante pensar e imaginar o que se passa no interior.
-
Do Lugar ao Outro
“Do Lugar ao Outro” – mostra individual de Jéssica Vesz – apresenta imagens que nascem em uma serraria de madeira, de propriedade paterna, localizada em uma cidade do interior. O conjunto inclui fotomontagens e foto-objetos, os quais propõem uma viagem a um lugar elegido pela artista, encabeçada pela perspectiva do olhar poético sobre o mesmo.
-
O Último que Sair Encoste a Porta
Os objetos também nos olham. Ao longo do tempo eles foram chegando e sendo reunidos, de maneira despretensiosa, discreta, junto ao Ateliê 1336.
-
A Beleza e Ancestralidade das Tribos Africanas através da Gravura
Exposição individual de gravuras de Thais Oliveira, acadêmica do oitavo semestre em Artes Visuais bacharelado.
-
“Entre Aspas”
Trata-se de uma parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba. A exposição reúne trechos de depoimentos e entrevistas de sobreviventes do Holocausto.
-
Rememorar: Entre Afetos e Objetos
A exposição individual de Bruna Kuhn, Rememorar: Entre objetos e afetos, apresenta produções desenvolvidas entre 2018 e 2019 que trabalham a imagem de base fotográfica, alterada e modificada, com base na sensível experiência do ser e do habitar, comuns a todos.
-
Paisagens Afetivas
Exposição “Paisagens Afetivas”, do egresso do curso de Artes Visuais – UFSM, Anderson Hermes, com curadoria de Altamir Moreira.
-
Ausência Presente
Por Stéfani Agostini
-
Coleção Memórias Infinitas
Exposição da Coleção Memórias Infinitas - Colégio Bom Conselho
-
Paisagens do Meio Mundo
II Mostra Fotográfica do NEPA - Paisagens do Meio Mundo
-
Voltar aos Passos que Foram Dados – Saramago 100 anos
A UFSM Silveira Martins, através de seu Comitê Gestor, a FLISM-Festa Literária de Santa Maria; e a Fundação José Saramago promoveram a exposição
-
Tecendo cores para um amanhã
Mostra com aquarelas da professora, pesquisadora e artista Lucília Maria Abrahão Sousa (USP/Ribeirão Preto)
-
Exposição Coletiva “Via Sacra”
Exposição aberta de 27 de março a 17 de abril de 2024.
-
Steampunk Brasileiro: As Engrenagens Literárias de um Gênero Fantástico
Curadoria de Daniel Bonesso, design de Bruna Luzzi e criação tridimensional digital de Bruno Accioly.