30 de abril, 05, 12, 19, 26 e 27 de novembro, 10 e 14 de dezembro de 2012 - XIX Seminário Corpus – “Língua e Ideologia” e “Dez jornadas de trabalho ao longo do 2° semestre de 2012”

O XIX Seminário Corpus ocorreu em duas partes: a primeira delas dizendo respeito à conferência da professora Ana Zandwais intitulada “Concepções de língua e suas relações com a ideologia: Mikhail Bakhtin, Michel Pêcheux, duas leituras materialistas”, ocorrida em 30 de abril de 2012 em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM com recurso do FIEX. Depois, o XIX Seminário Corpus seguiu com as 10 jornadas de trabalho ao longo do 2° semestre de 2012, iniciadas no XVIII Seminário Corpus. A primeira das jornadas do XIX Seminário Corpus ocorreu em 05 de novembro de 2012, com a conferência intitulada “Instrumentos Linguísticos, Ensino e Políticas Públicas: uma relação na História das Idéias Linguísticas”, proferida pela professora Cláudia Pfeiffer (Unicamp). No mesmo dia, houve “Conversa com o pesquisador” com a mesma professora.

 

 

Em 12 de novembro de 2012, ocorreram as conferências “Le corpus Benveniste pour la recherche” e “Présentation sur la génétique du texte avec l’application aux manuscrits de linguistes et en particulier Benveniste” da professora Irène Fenoglio (ITEM/CNRS/ENS – FR). Em seguida, houve reunião de trabalho com o tema “O corpus Benveniste e os projetos de pesquisa”.

 

 

No dia 19 de novembro de 2012, ocorreu a conferência de Alexandre Ferrari (UNIOESTE) intitulada “Mídia, discurso e (homo)sexualidade”, seguida de um “Conversa com o pesquisador” com o mesmo conferencista.

 

 

A professora Sheila Elias de Oliveira (Unicamp) ministrou o minicurso “Enunciação, tempo e história da palavra em Benveniste” no dia 26 de novembro de 2012, na sala 3310 do Centro de Educação da UFSM.

 

 

O minicurso “Acervos literários: entre a memória e a história” foi ministrado pela professora Maria da Glória Bordini (UFRGS) em 27 de novembro de 2012, também na sala 3310 do Centro de Educação da UFSM.

 

 

No mês de dezembro, mais precisamente no dia 10 de dezembro de 2012, houve “Conversa com o pesquisador” envolvendo dois pesquisadores: Luiz Francisco Dias (UFMG) e Gesualda Rasia (UFPR). O evento ocorreu na sala 3310 do Centro de Educação da UFSM.

 

 

Quatro dias depois, em 14 de dezembro de 2012, a professora Juliana Steil (UFSC) apresentou a conferência “Tradução e intervenção crítica: um projeto de tradução comentada de Milton, de William Blake”, seguida de um “Conversa com o pesquisador” com a mesma professora, dessa vez com um título: “Relato de experiência: William Blake e estudos da tradução”.

 

 

Realização: Laboratório Corpus. Apoio: Capes, Fapergs, PRE/FIEX, Centro de Artes e Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Departamento de Letras Clássicas e Linguística e PET Letras – Laboratório Corpus.