05 e 06 de setembro de 2005 - VI Seminário Corpus – “Uma Ferramenta Imperfeita”

VI Seminário Corpus – Uma Ferramenta Imperfeita. Ocorreu na sala 2323 do Centro de Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, nos dias 05 e 06 de setembro de 2005. Trata-se de um evento que surge a partir da obra de Paul Henry intitulada Le mauvais outil : langue, sujet et discours (Paris: Éditions Klincksieck, 1977), traduzida no Brasil como A ferramenta imperfeita: língua, sujeito e discurso (Campinas: Editora da Unicamp, 1992 – reeditado e revisado em 2013). Os documentos de que dispomos para historicizar tal evento revelam um longo processo de elaboração e de reelaboração do referido Seminário. A iniciar, por exemplo, pela própria ideia de programação:

 

Esboço manuscrito da programação.

 

A mesma proposta do manuscrito, passada a limpo.

 

Nesse movimento de elaboração, também se pensou no próprio título do evento. Uma proposta era Uma ferramenta imprefeita, escrito como tal, afinal, a língua é uma ferramenta imperfeita. Veja-se um exemplar da programação, ainda com correções sendo feitas, mas carregando a proposta recém mencionada de título:

 

Tomando mais forma, assim fica a programação delineada:

 

 

Agora, a mesma programação, mas com a logo, para que seja montado o modelo de folder:

 

Feitas mais algumas alterações no quesito formatação, eis a versão final do folder com a programação:

 

Agora, reprodução de um exemplar do próprio folder em si:

Resolvida a programação, dever-se-ia haver um material para divulgação; como de costume, o cartaz de divulgação do evento deve conter datas, valores, local… a título de exemplo, as inscrições deveriam ocorrer de 08 a 19 de agosto de 2005! Aliás, melhor dizendo, de 30 de agosto a 30 de setembro…

 

Em realidade, prolonguemos um pouco mais o prazo. Eis o cartaz em sua última revisão, com alteração da data final de inscrições para 5 de setembro de 2005:

 

Decididas as datas e a programação, faz-se um convite.

 

 

Todo evento pressupõe uma gama de elementos que funcionam conjuntamente para permitir uma realização de sucesso; isso significa que não se faz ciência, mesmo eventos de ciência, sem a devida procura de recursos. Dentre os arquivos do VI Seminário Corpus, encontramos documentos que atestam alguns dos custos da realização de tal evento. É preciso, por exemplo, comer:

 

 

 

É preciso que haja, também, transporte:

 

 

 

Os materiais todos expostos acima, por exemplo, tiveram também seu custo. Quem com eles arcou foi o Laboratório Corpus, personificado enquanto cliente na seguinte nota:

 

 

E para finalizar, algumas fotografias do evento:

 

ferr_-imper15

 

ferr_-imper13

 

ferr_-imper12

 

ferr_-imper5

 

ferr_-imper4

 

ferr_-imper3

 

ferr_-imper1

 

ferr_-imper

 

Caso seja de interesse do leitor,  clicando aqui há a lista do que possuímos disponível no Centro de Documentação e Memória para consulta referente ao VI Seminário Corpus: Uma Ferramenta Imperfeita.