22/05/2018 - 21/06/2018 - Exposição de Dicionários

EXPOSIÇÕES DE DICIONÁRIOS PROMOVIDAS PELO GRUPO PALLIND

1 “DE 1875 AOS NOSSOS DIAS: UMA COLEÇÃO SINGULAR” – REALIZADA NO DIA 22 DE MAIO DE 2018

Abrir um dicionário é parte de uma busca que possui por objetivo ampliar o conhecimento, seja qual for o interesse da pesquisa, a finalidade é sempre uma: aprender. A exposição de dicionários “De 1875 aos nossos dias: uma coleção singular” é resultado de um trabalho de leitura e análise do acervo pessoal da Profª Verli Petri, do acervo do Laboratório Corpus e do acervo do Centro de Documentação e Memória da UFSM. Trata-se de uma exposição interativa, em que os visitantes poderão manusear alguns dos dicionários expostos. Reunindo dicionários de diversos “tipos” desde o mais antigo até o mais atual, o material exposto demonstra a força e a importância do acervo, bem como, incentivar a pesquisa neste âmbito.

2 “EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE DICIONÁRIOS” – REALIZADA NO DIA 19 DE JUNHO E “TRAJETO DOS SABERES: UMA EXPOSIÇÃO ATRAVÉS DO TEMPO E DOS SENTIDOS” – REALIZADA NO DIA 21 DE JUNHO DE 2018.

Quando abre-se um dicionário, inúmeras possibilidades de sentidos, construídos através do tempo, podem auxiliar para ampliar o conhecimento, seja qual for o interesse da pesquisa. Há, pois, o aprender. As exposições de dicionários “Exposição Internacional de Dicionários” e “Trajeto dos saberes: uma exposição através do tempo e dos sentidos” são resultado de um trabalho de leitura e análise do acervo pessoal da Profª Verli Petri, do acervo do Laboratório Corpus e do acervo do Centro de Documentação e Memória da UFSM. Trata-se de uma exposição, na qual os visitantes poderão manusear alguns dos dicionários expostos. Reunindo dicionários de diversos “tipos”, desde o mais antigo até o mais atual, o material exposto demonstra a força e a importância do acervo, como um conjunto de saberes que é proporcionado àqueles que se aventuram em busca do conhecimento.