21 de junho de 2002 - III Seminário Nacional Corpus

Acerca do III Seminário Corpus, continua a professora Amanda Scherer, “em 2002 (registro CAL – 12903), tínhamos História das Ideias Linguísticas e a Produção e Circulação do Conhecimento (figuras 6, 7 e 8). Não esquecendo que alguns dos primeiros artigos de Profa. Eni Orlandi, fundantes (do nosso ponto de vista, com base em nosso mais recente estudo) para o que chamamos hoje de Análise de Discurso no contexto brasileiro, tratavam de temas como: a) segmentar e recortar (1984); b) da natureza dos dados (1994); c) seguidos de discurso, dado, fato, exterioridade (1996). Portanto, nossas questões eram pertinentes e contemporâneas nacionalmente.” Eis sua programação:

 

 

Fará parte de tal Seminário a aula ministrada por Eni P. Orlandi para inaugurar o Doutorado em Letras da UFSM (que passa a integrar o, por isso, novo Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição), intitulada “Os sentidos públicos no espaço urbano”, que ocorreu no dia 24 de junho de 2002, às 10h. A divulgação de tal aula contou, por exemplo, com circulação no jornal A Razão, que coloca justamente tal aula como parte do III Seminário Corpus:

 

 

Além disso, há o cartaz que foi divulgado na universidade:

 

 

Finalmente, a fim de participar no evento que ocorreu no dia 21 de junho de 2002, dia mesmo da inauguração da sede do Laboratório Corpus (30 minutos após o evento, isto é, às 18h30), foi necessário preencher ficha de inscrição, como a que se verifica a seguir, de Caciane Souza de Medeiros, hoje professora do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da UFSM:

 

 

Logo em seguida, conforme informado, ocorre a inauguração da sala 3302 do Centro de Educação, que receberia, no futuro, grandes nomes dos estudos linguísticos e literários brasileiros e internacionais. Veja-se o convite:

 

Além desse convite, também outro foi realizado, elaborado pela Coordenação do Laboratório Corpus:

 

 

Vê-se, assim, que a história do Laboratório Corpus está intrinsecamente ligada à criação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria e ao contato com outros Laboratórios, que se constituem mutuamente sobretudo no que diz respeito aos estudos em torno da História das Ideias Linguísticas e Literárias e da Análise de Discurso. Algumas fotografias do evento:

 

foto19

Eni Orlandi e Eduardo Guimarães.

 

foto15

O evento no Audimax do Centro de Educação.

 

foto09

Professores Pedro Brum, -x-, -x-, Amanda Eloina Scherer e Eduardo Guimarães.

 

foto05

Entrevista com a professora Eni Orlandi, no Laboratório Corpus, sala 3302.

 

foto01-1

Professoras Amanda Eloina Scherer e Eni P. Orlandi.