Aldema Menini Mckinney - Quem é Aldema?

Aldema Menini Mckinney, nascida em Alegrete, no Rio Grande do Sul, é professora aposentada da Universidade Federal de Santa Maria, graduou-se em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Alegrete, RS, em 1974; especializou-se em Linguística Aplicada, em 1978, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, na qual também titulou-se, em 1979, como Mestre em Linguística Aplicada.

Nos anos 80, foi convidada a ministrar a disciplina de Metodologia de Ensino no Curso de Letras, em um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria atuante no Estado de Roraima. O convite motivou a pesquisadora a também abordar questões referentes à alfabetização e à educação indígena, tema que permeou grande parte de sua pesquisa acadêmica e sua vida profissional.

Foi professora do Colégio Agrícola de Alegrete e, no ano de 1981, foi cedida para Universidade Federal de Santa Maria, instituição na qual posteriormente ingressou como professora concursada. Enquanto professora do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSM, iniciou seu percurso com a disciplina de Metodologia de Ensino de 2º Grau, passando, mais tarde, para a disciplina de Metodologia de Ensino de 1º Grau, até voltar seus trabalhos para a questão da alfabetização. Em 1985, foi aprovada em concurso público para professor, junto ao Departamento de Metodologia do Centro de Educação da UFSM, atuando, sobretudo, na área de Letras. Foi Pró-Reitora de Assuntos Estudantis de nossa Universidade na gestão do reitor Gilberto Aquino Benetti.

Além disso, orientou 18 dissertações vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e inúmeras monografias de Especialização em diversas outras instituições, como, por exemplo, na Universidade Federal de Roraima (UFRR/RR), na Universidade da Região da Campanha (URCAMP/RS) e na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (FIC), atual UFN – Universidade Franciscana, em Santa Maria/RS. Atuou em diversas instituições universitárias do Rio Grande do Sul e também de outros estados brasileiros, entre elas a Universidade de Passo Fundo (UPF/RS), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegrete (FFCL/RS) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB/BA).

Em 1998, foi responsável por apresentar a proposta de Formação de professores indígenas no território Federal de Roraima. Entre os anos 1986 e 2001, realizou assessoramento técnico-pedagógico ao Núcleo de Educação Indígena, no sentido de adequar o currículo das Escolas de Área Indígena à realidade dos grupos indígenas de Roraima. Durante o período de 1984 a 2001, prestou assessoramento técnico-pedagógico à Secretaria de Educação de Roraima para a implementação da proposta “Aprendendo com a Natureza”. De tal projeto nasceu uma série de cartilhas escolares.

Em 1997, a professora Aldema Menini Mckinney aposentou-se como servidora pública federal. E, entre os anos de 1993 a 2000, ocupou o lugar de Consultora do Ministério da Educação (MEC) para a Educação Indígena. Também atuou como consultora Especial do Projeto “Pedagogia Linguística de Pré-Escolar e Escolar”, desenvolvido na Universidade da República do Uruguai, em Montevidéu. Atualmente, dedica-se à escritura de diários de bordo de suas viagens no meio digital, o que pode ser conferido em https://correndomundo.blogspot.com/